Estudo gestão passiva e ativa ações
Admin. Maio 2024
COMPARTILHE
Apresentamos hoje, um estudo sobre a gestão ativa e passiva de ações.
Na Bolsa de Valores, cada fundo possui um processo diferente, alguns preferem mexer pouco na carteira, outros adotam a estratégia de “buy and hold”, que consiste em investir e segurar o investimento com foco na valorização no longo prazo e por fim, existem fundos que adotam por uma rotatividade alta em suas carteiras de ações.
Razões estas, que cada fundo possui retornos e volatilidades diferentes, por exemplo, vemos no histórico do mercado de ações brasileiras que existem fundos performando bem quando a economia vai bem, mas também quando a economia vai mal.
Seguem os principais destaques do estudo:
- Perder os 5 melhores dias, do Ibovespa no ano, representaria -8,55% de rentabilidade média anual (1995-2022);
- Escapar dos 5 piores dias, do Ibovespa no ano, representaria 55,42% de rentabilidade média anual (1995-2022);
- Da amostra de 81 fundos de ações estudados, 38 superaram o CDI, enquanto 43 ficam abaixo do CDI, no acumulado do período;
- Nos últimos 9 anos de corte da Selic, apenas em 3 anos menos que 90% dos fundos não superaram o CDI anualizado
Segue o relatório completo Estudo gestão passiva e ativa ações.pdf

Fonte:B3
EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS
Relatório de Alocação Maio 2024
Explorando o cenário descrito, apresentaremos quais as alocações sugeridas para cada perfil de investidor. Com base nessa orientação, oferecemos um passo extra, com exemplos de como seriam essas carteiras com ativos de nossa plataforma.
leia MAISCarteira de Ações maio 2024
A visão em torno das ações será sempre de longo prazo, com atualizações mensais sobre os ativos apontados. Em caso de evento extraordinário, podemos fazer alterações antes do prazo.
leia MAIS